Numa época em que o exercício e a prática de ler Literatura, não só em contexto escolar, mas também num plano mais alargado da sociedade, vivem alguns momentos de crise, tornam-se necessárias a reflexão e a problematização sobre a importância daquela.
Se a Literatura não necessita de se justificar porque possui um capital simbólico, uma arte gratuita e livre, não se pode, contudo, actualmente, deixar de se questionar sobre o seu presente e o seu futuro.
A leitura está em crise, a Literatura deixou de ser uma marca de Homem culto. A actual cultura baseia-se noutras formas de aquisição, vindo esta arte a perder o prestígio que detinha até há uns anos atrás.
No entanto, a abordagem deste problema deve passar, primeiramente, por uma reflexão sobre as finalidades da educação literária. O ensino da Literatura é importante porque:
- proporciona experiências de emoção estética;
- representa a língua no seu poder de expressão mais perfeita e completa;
- permite adquirir conhecimentos de ordem linguística, estética e cultural;
- contribui para o aperfeiçoamento da expressão escrita;
- contribui para uma visão crítica do mundo;
- desenvolve a formação cultural e cívica;
- fomenta valores morais.
O texto literário é o thesaurus da identidade nacional e o espaço de diálogo com outras realidades culturais e literárias (textos de outros povos, outras terras e culturas). O seu estudo reforça a consciência do ser português, das raízes culturais e identitárias, num mundo globalizado.
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